top of page

A Rede do Movimento de Teatro Amador da Bahia foi fundada em 2003 por grupos de teatro da Região Metropolitana de Salvador e Recôncavo com a finalidade de unir forças em favor do fortalecimento do teatro Amador no interior do Estado, principalmente por identificar uma política que centralizava os recursos de cultura na capital e não possuía uma política pública que reconhecesse o Teatro Amador enquanto movimento artístico vivo.

 

Iniciada com apenas 8 grupos de teatro funcionou até o ano de 2006 como grupo informal, e se tornando pessoa Jurídica sem fins lucrativos em 2007, no momento de receber um Prêmio Cultura Viva do Ministério da Cultura ganhando a razão social de União de Amadores Cênicos da Bahia – UAC, mas não abrindo mão de sua estrutura em Rede, se tornando em 2008 Ponto de Cultura.

 

Composta atualmente por mais de 150 grupos de Teatro associados, em mais de 10 Territórios de identidade Cultural, a Rede se coloca em meios a discussões sobre a cultura junto a instituições governamentais (Municipal, Estadual e Federal) e não governamentais (ongs), fortalecendo o movimento de teatro e o fomento da cultura no interior do Estado.

 

A UAC tem como objetivo fortalecer a cultura, mais especificamente o teatro, através da capacitação e formação dos agentes teatrais que atuam em grupos e na formação de platéia para as artes de um modo geral. Baseado nesses objetivos a Rede vem oferecendo cursos de preparação para todas as vertentes da técnica do "fazer teatral".

 

 

 

Fonte: Histórico da RMTA

 

Renascer da

própria força,

própria luz e fé, Memória

Rede do Movimento de Teatro Amador da Bahia - RMTA

bottom of page